A escada

Cálculo por estimativa e raciocínio lógico

O educador/professor encontra-se a trabalhar com a sua turma os conteúdos respeitantes à disciplina de Matemática inseridos no Bloco 2 – Forma e Espaço (Iniciação à Geometria) > “Construir um cubo a partir de uma planificação“; “Fazer uma composição a partir de um determinado padrão“. Desenvolvendo as mais diversas competências tais como: o cálculo por estimativa e o raciocínio lógico.

Antes da aula:

• Ligar todos os computadores disponíveis;
• Abrir o software Já Está na opção Desenhar;
• Escolher a actividade “Caixa”;

Na aula:

Sugerir às crianças que com a paleta de cores e as ferramentas existentes no software construam os cubos de acordo com as indicações;
Imprimir os trabalhos elaborados em folhas de cartolina A4;
Relembrar às crianças por onde devem recortar, dobrar e colar;
Depois de todos os alunos terem construído o seu cubo e terem as mesas/sala devidamente limpas e arrumadas, explicar-lhes a actividades entregando-lhes o seguinte guião:

Através do seguinte exemplo faz uma estimativa de acordo com o raciocínio explicado.

Com cubos podemos fazer diversas construções, de acordo com aquilo que imaginarmos, como por exemplo uma escada com vários degraus.

  • Com um cubo podemos subir um degrau e descer outro .
  • Com quatro cubos podemos subir dois degraus e descer outros dois .
  • Com nove cubos subimos e descemos três degraus .
  • De quantos cubos precisamos para termos uma escada onde podemos subir 5 degraus e descer outros 5?

Explica o teu raciocínio (como chegaste à solução), pega em alguns cubos e confirma com os teus colegas e se o teu raciocínio está correcto.

Nunca te esqueças que para um problema existem diversas formas para chegar à solução.

Bom trabalho!




Colocado no dia: 16 Dezembro 2005 às 19:39

Tags: , ,


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva