A Revolução de 25 de Abril

1.1. Objectivos:

No enquadramento do programa “O passado Nacional” e com os objectivos de:§ Conhecer factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado.§ Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana de tempo em que ocorreram esses factos…Estes objectivos encontram-se integrados no BLOCO 2 > O PASSADO DO MEIO LOCAL para uma turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

1.2. Antes da aula:

A partir da exploração do Software “À Descoberta de Coimbra” sobre o acontecimento “Revolução de 25 de Abril” elabore um pequeno guião da actividade onde consta algumas perguntas a que as crianças terão de responder. Por exemplo:

  • Quais são as personagens do 25 de Abril que estão ligadas à cidade de Coimbra? § Onde se encontra o monumento dedicado a esta data?
  • Quando é que se deu esta Revolução?
  • Qual o regime que vigorava em Portugal antes da revolução?

2- Em Coimbra existe um monumento dedicado a este acontecimento. De um modo geral, em todas as cidades ou localidade existe um monumento, um museu, uma pessoa, um nome de uma rua ou qualquer outro símbolo que faça recordar esse dia.

  • Faça o levantamento dos locais ou sinais relativos a esta data na localidade onde lecciona.
  • No caso de ser um Museu procure saber o seu horário e o espólio existente sobre esse acontecimento.
  • Fazer uma visita com os alunos ao local pesquisado e recolha de informação escrita e fotográfica.

1.3. Na aula:

  • Entregar o guião da actividade a cada grupo;
  • Estabelecer um tempo limite para o término da actividade;
  • Depois de deixar que as crianças explorem o software À Descoberta de Coimbra, e das recolhas feitas na localidade, propor o seguinte desafio:

Imagina que és um repórter de um jornal e tens de fazer uma notícia sobre o acontecimento ligado à tua localidade.A Notícia deve responder às palavras-chaves: Quem, Como, Quando, Quantos, Porquê, Onde, O quê.

  • Circular pelos grupos, de modo a certificar-se de que não têm dificuldades em seguir o guião;
  • Orientar as crianças na organização da informação e elaboração dos textos;
  • Criação da apresentação, ilustrada com fotografias.
  • Terminada a tarefa, um grupo de cada vez dirigir-se-á para o local combinado e apresentará o seu trabalho à turma.

1.4. Competências a desenvolver:

Com este trabalho pretende-se levar as crianças a adquirir competências no âmbito de:

  • Reconhecimento e valorização de expressões do património histórico e cultural próximo.
  • Identificação de alguns elementos relativos à História e Geografia de Portugal.



Colocado no dia: 23 Abril 2008 às 12:27

Tags:


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva