A Revolução de 25 de Abril de 1974

25-abril2Objectivos:
Trabalhar a temática da Revolução do 25 de Abril de 1974, abordando-a de uma forma simples, criativa e divertida, de modo a que os alunos percebam a importância desta data e as consequências que esta Revolução teve para o nosso país.
Conteúdos:

  • Conhecer alguns factos e personagens da história nacional
  • Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e seu significado
  • Recolher dados sobre aspectos da vida quotidiana do tempo em que ocorreram esses factos
    (de acordo com o programa curricular de Estudo do Meio do 4ºano, do 1ºciclo do EB)

Recursos:

Nível de ensino: 1.º CEB (4ºano)

Área curricular: transversal ao currículo, com incidência nas áreas de História de Portugal e Estudo do Meio

Sugestão de actividade > dicas de exploração para o professor:

  • Explore o software “À descoberta de Coimbra” sobre o acontecimento “Revolução de Abril”, construindo um guião com algumas perguntas para as crianças responderem, com objectivo final de construção de um trabalho acerca desta temática;
  • Na aula, trabalhando em pequenos grupos, distribua o guião para que cada grupo possa responder às questões, usando o software “À descoberta de Coimbra” e fazendo pesquisas na Internet;
  • Oriente as crianças na organização da informação e elaboração de textos, de modo a que construam um livro acerca da Revolução de Abril, com factos, datas e imagens importantes;
  • No final da actividade, os alunos devem apresentar à turma o trabalho realizado e deve haver um momento de diálogo entre os alunos e o professor acerca deste tema.

Orientações Técnicas:

  • Faça download da pasta comprimida (zipada) “revolução 25 Abril”;
  • Escolha a opção “Guardar no disco”;
  • Extraia o ficheiro através de um programa de (des)compactação de ficheiros (p.ex. WinZip, WinRAr);
  • Grave na pasta “Meus Documentos”;
  • Abra o software inVento;
  • Abra a pasta “revolução 25 Abril” guardada nos “Meus Documentos”;
  • Este documento poderá ser usado para o professor resumiraspectos importantes da temática do 25 de Abril e serve também de exemplo do tipo de trabalho que os alunos podem fazer, usando o software inVento ;
  • Caso não tenha o software inVento, basta abrir o documento “Revolução 25 Abril.pdf”.

Sugestões:
*existe um Centro de Documentação 25 de Abril, da Universidade de Coimbra, que pode ajudar nesta pesquisa – http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage
* pode fazer uma experiência com cravos de forma a transformar cravos brancos em cravos coloridos, usando corante alimentar


 

Colocado no dia: 8 Abril 2009 às 16:59

Tags: ,


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva