A viagem dos Mártires de Marrocos

A viagem dos Mártires de Marrocos

Esta actividade pode desenvolver-se interdisciplinarmente, com uma turma do 2º Ciclo, entre as disciplinas de História e Geografia de Portugal e a de Língua Portuguesa. Permite desenvolver competências como:

  • Organizar a informação, de forma a serem capazes de compreender, criticar, reflectir e completar dados;
  • Desenvolver a capacidade de escrita e organização da informação;
  • Localizar países num mapa.

Antes da aula:

  • Elaborar uma lista de vocabulário característico da época, a distribuir pelas crianças;
  • Construir 5 bandeiras para as crianças assinalarem no mapa-mundi o percurso efectuado pelos mártires.
  • Elaborar um título, em papel de cenário, para colocar no expositor da sala: “Uma Aventura no século XIII > O Diário de Viagem dos Mártires de Marrocos”

Na aula:

  • Dividir a turma em pequenos grupos.
  • Deixar que as crianças explorem livremente o software “À Descoberta de Coimbra” no que se refere ao episódio dos Mártires de Marrocos em Personagens ;
  • Pedir a colaboração das crianças para que assinalem no mapa (colocando uma bandeira por cada país) o percurso que os mártires efectuaram.
  • Propor o seguinte desafio:

Uma Aventura no século XIII¦

O desafio que te lançamos é o seguinte: Imagina que entraste numa máquina do tempo que te transportou até ao século XIII e que te tornaste um dos Mártires de Marrocos.
Encarna uma das personagens e escreve um diário da sua viagem, onde sejam citados os seguintes tópicos e outros que consideres relevantes:
De onde partiste?
Por que países passaste?
O que viste nesses países, que monumentos visitaste, que língua é que se fala?
Quais são as capitais desses países?
Qual era o teu destino e o que ias lá fazer?
Quantos continentes atravessaste e quais foram?

Durante o trabalho na sala:

  • Relembrar aos grupos as normas de escrita de um diário: que este deve ser um relato pormenorizado feito na primeira pessoa¦
  • Deixar que os alunos realizem a tarefa autonomamente;
  • Circular pelos grupos, de modo a que se possa aperceber se estão a sentir dificuldades em algum aspecto;
  • Cada grupo deve escolher um porta-voz;
  • Terminada a tarefa, pedir ao porta-voz do grupo que partilhe o trabalho com o resto da turma;
  • Todos os trabalhos deverão ser expostos, por baixo do título previamente colocado pelo professor no expositor.

 

Colocado no dia: 12 Abril 2006 às 18:29

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