Atividades interativas no Symbol LAB para aprendizagem da matemática

O software Symbol LAB inclui vários exemplos para trabalhar a matemática: Contar, Números Pares e Ímpares e Figuras Geométricas.

Qualquer um destes exemplos pode ser utilizado tal como está feito, como pode ser totalmente alterado e adaptado ao perfil e necessidades do aluno ou usuário.

Neste software, as atividades construídas têm o nome de ambientes. Estes são conjuntos de painéis, grelhas / pranchas e editor de texto. Podem ser construídos especificamente para um utilizador / usuário ou para um tema ou área a ser trabalhada por várias pessoas.

 

Exemplo do Symbol LAB para trabalhar as contagens

1. Exemplo Contar

O objetivo deste ambiente é conseguir associar o número à quantidade de objetos ou coisas representadas, fazendo a correspondência correta.

Ele é constituído por duas grelhas / pranchas laterais, uma grelha / prancha superior e um editor de texto ao centro. À medida que o utilizador / usuário vai clicando em cada número, ele deverá clicar  na grelha / prancha do lado direito nos objetos que correspondem ao mesmo número.

Exemplo do Symbol LAB para trabalhar as formas das figuras geométricas

2. Exemplo Números Pares e Ímpares

Este ambiente é composto por um editor de texto e cinco grelhas / pranchas que são substituída à medida que o utilizador / usuário vai progredindo  na aprendizagem. As figuras geométricas a explorar são: Círculo, Quadrado, Retângulo e Triângulo.

Em cada grelha / prancha disponível, o utilizador / usuário deverá selecionar o(s) objeto(s) com a forma da figura geométrica apresentada.

Este ambiente não possui certo ou errado e o utilizador / usuário poderá utilizar a função Apagar para eliminar uma opção incorreta que tenha escolhido.

Também está disponível a função Imprimir que possibilita a impressão da informação (texto e símbolos) que estiver no editor de texto.

Exemplo do Symbol LAB para trabalhar os números pares e ímpares

3. Exemplo Figuras Geométricas

À semelhança do ambiente Contar, também aqui se pretende associar quantidades aos números pares e números ímpares. Se o utilizador / usuário se enganar poderá utilizar o teclado para apagar.

É constituído por duas grelhas / pranchas laterais, uma grelha / prancha superior e um editor de texto ao centro. À medida que o utilizador / usuário vai clicando em cada número (par ou ímpar), ele deverá clicar nos objetos da grelha / prancha do lado direito que correspondem ao mesmo número.

 

4. Créditos

Todos os exemplos mencionados nesta atividade fazem parte do software Symbol LAB e foram construídos pela equipe pedagógica da Imagina.




Colocado no dia: 15 Outubro 2015 às 12:17

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