Descubra a Ilha do Tesouro com a Roamer

Apresentamos mais uma proposta de uma actividade que poderá ser feita no espaço da sala de aula com a Roamer clássica ou com a Roamer Too.

Materiais necessários:

  • Papel de cenário com cerca de 1.5m x 2.5m
  • Canetas
  • Material de desperdício para disfarçar o Robot
  • Outro material para colocar nas ilhas
  • Roamer

Actividade:

 

 

 

 

 

 

 

No papel de cenário desenhe quatro ilhas, com cerca de 30cm de diâmetro (podem ter tamanhos e formas diferentes), e numere-as como mostrado no desenho abaixo.
A sua Roamer disfarçada (pode ser uma personagem relacionada com o tema que estão a tratar) está à procura do tesouro.
No entanto, antes de poder ir à ilha do tesouro, a Roamer tem que ir visitar as restantes ilhas pela ordem apresentada:

 

  • Ilha 1: nesta ilha encontra-se na posse de outros piratas uma chave de um baú de tesouros. A Roamer disfarçada deve ir à ilha e trazer a chave;
  • Ilha 2: nesta ilha existe uma pá escavadora. Há, contudo, um problema, a ilha é povoada por animais selvagens e eles só podem ser acalmados através de música. Para a Roamer conseguir trazer a pá, terá que lhes tocar alguma música;
  • Ilha 3: esta ilha é mais calma e não tem perigos, é a ilha ideal para recolher provisões para a viagem;
  • Ilha 4: a ilha do tesouro! A Roamer deve visitar esta ilha em último lugar. No mapa a ilha está marcada com um “X” para facilitar a tarefa de a encontrar. Programe a Roamer para visitar as ilhas numa viagem, com pausas em cada ilha antes de continuar.

 

 

 

 

 

Sugestões:

1ª fase: Calcular e realizar um percurso de cada vez (pode-se utilizar as cartas para os registos – percursos, música e tempo de espera).

Em cada uma das ilhas pode estar uma aluno que deve proceder de acordo com as especificidades de cada uma:

  • Na ilha nº1 entregar ao robot o objecto indicado.
  • Na 2ª ilha o aluno deve programar o Robot para tocar uma música.
  • Na 3ª ilha o aluno deve fornecer ao robot as provisões necessárias.

2ª fase: Programar o robot para que possa fazer o percurso todo incluindo os tempos de espera em cada ilha.

 

 

 

 

Esta actividade poderá facilmente ser adaptada a outros temas, bem como explorar outras actividades, como medir as distâncias entre as diferentes ilhas e, desta forma, melhorar o mapa do tesouro.

 




Colocado no dia: 29 Janeiro 2010 às 12:46

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