Diferença entre Freguesia, Concelho e Distrito

Clarificação de conceitos

No enquadramento do programa “Distinguir freguesia/ concelho/ distrito/ país ” objectivo integrado no BLOCO 1” À DESCOBERTA DE SI MESMO para uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Construção de uma ferramenta lúdica (jogo) tendo como base a organização da informação, selecção e recolha, através da navegação no CD-ROM “À decoberta de Coimbra”.

Antes da aula:

  • Preparar cartões feitos a partir de cartolina colorida onde as crianças possam colar as questões para o jogo de pergunta/resposta;
  • Imprimir e recortar uma imagem de um mapa do concelho de Coimbra e respectivas freguesias, de modo a funcionar como puzzle;

Na aula:

Dividir a turma em grupos;

  • Atribuir a cada grupo algumas freguesias do concelho de Coimbra;
  • Cada grupo fica responsável por, ao longo da semana, retirar do “À Descoberta de Coimbra” em mapa e/ou oralmente junto dos populares, o maior número de informação que conseguir sobre os principais monumentos das freguesias que lhe foram atribuídos;
  • Descobrir qual o acontecimento mais importante associado a cada monumento;
  • Os alunos poderão recorrer ao Bloco de notas do software para escreverem pequenas notas e apontamentos sobre esses monumentos;
  • Propor aos pequenos grupos que tratem e sintetizem as informações que obtiveram;
  • Juntar toda a informação já devidamente tratada e a discuti-la em conjunto com toda a turma;
  • Elaborar perguntas chave que possam ser respondidas com a informação obtida pelos vários grupos. Por exemplo:
  • Qual o monumento mais importante da freguesia?
  • Quem o mandou construir?
  • Qual o acontecimento mais importante que lhe está associado?
  • Quantas freguesias fazem parte do concelho de Coimbra?
  • Distribuir os cartões coloridos onde as crianças possam escrever as suas perguntas;
  • Juntar todos os cartões e realizar um jogo de pergunta/resposta. Por cada resposta certa, o grupo receberá uma peça de um puzzle. O jogo termina quando todas as peças do puzzle tiverem sido distribuídas. Ganha o grupo que possuir mais peças do puzzle e consequentemente tenha acertado no maior número de perguntas.
  • Para finalizar e realçar o contributo de todos, as crianças construirão o puzzle do concelho de Coimbra, unindo todas as freguesias e assimilando, deste modo, que a união das várias freguesias forma o concelho.


 

Colocado no dia: 12 Abril 2006 às 10:43

Tags: , , ,


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva