Escreve palavras através de sílabas e símbolos

1. Explicação e fundamentação do ambiente

Este ambiente destina-se a qualquer aluno em fase de aprendizagem da leitura e da escrita e visa o treino do processo de fusão

Grelhas interativas "Escrever palavras"

Grelhas interativas "Escrever palavras"

silábica, para que o aluno domine o mecanismo da leitura e da escrita.

Neste ambiente, pretende-se que o aluno procure as sílabas que compõem cada um dos 4 símbolos escolhidos – pato, pipo, tapete e pano – e as posicione correctamente.

2. Destinatários do ambiente

Destina-se a todos os alunos em fase de aprendizagem do mecanismo da leitura e da escrita e a alunos com necessidades educativas especiais em fase de aprendizagem do mecanismo da leitura e da escrita.

  • A aluna tem 12 anos de idade e frequenta o 6º ano de escolaridade em “Currículo Especifico Individual” – assente numa perspectiva curricular funcional, tendo por objectivo o desenvolvimento da sua autonomia, competências pessoais e sociais, actividades leitura e escrita funcionais e conteúdos essenciais à sua participação numa variedade de contextos de vida.
  • Apresenta sequelas de Paralisia Cerebral, na forma de distonia. (Tetraparésia).
  • Tem dificuldades graves, nas funções Neuromusculoesqueléticas, relacionadas com o movimento e nas funções relacionadas com a força gerada pela contracção dos músculos presente nos músculos e grupos musculares de todos os quatro membros;
  • Utiliza o dedo indicador direito para escrever em teclado adapatado e rato adapatado Kid-Track, no sentido de a ajudar a melhorar o seu nível de funcionalidade, nomeadamente o acesso ao computador para escrever e comunicar.
  • A nível das actividades de leitura e escrita apresenta muitas limitações.
  • Faz leitura e escrita global de palavras simples, necessitando sempre da divisão silábica com a ajuda de batimentos e de imagens associadas às palavras para facilitar a comunicação. Apresenta muitas dificuldades em concentrar e manter o foco da atenção o que compromete as suas aprendizagens em todas as áreas.

3. Objectivos do ambiente

O ambiente “Escreve palavras” tem por objectivos:

  • Reconhecer as diferentes sílabas que compõem uma palavra.
  • Associar os fonemas aos respectivos grafemas.
  • Interiorizar a ordem pela qual as sílabas se devem apresentar de modo a constituírem uma palavra.
  • Treinar a fusão silábica.

4. Pré-requisitos de utilização

Necessita de ter o software “Comunicar com símbolos” instalado no seu computador

5. Créditos

  • Sara Lopes e Castro e Maria Fernanda Ferreira da Silva
  • Trabalho realizado no âmbito da Oficina de Formação “Dificuldades de Comunicação e Linguagem: Comunicar com símbolos” realizado em parceria com o CFAE Terras de Santa Maria e CRTIC da Feira dinamizado pelo Centro de Formação Cnoti de fev. a mar. 2011

 

Colocado no dia: 5 Abril 2011 às 16:01

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