Explorar e aprender os valores de X com o Aventuras 2

Algumas páginas do caderno do Aventuras 2 sobre os diferentes valores de X

Algumas páginas do caderno do Aventuras 2 sobre os diferentes valores de X

Apresentamos um caderno muito completo concebido por duas professoras com o software Aventuras 2 na área da Língua Portuguesa para explorar os diferentes valores de X.

O caderno foi construído da seguinte forma:

  • Existem diversas páginas apenas com palavras soltas que possuem o som x. Para cada palavra, foi sempre associada uma fotografia ou desenho e foi feita a sua divisão silábica.
  • Existem também várias páginas com frases compostas pelas palavras que possuem o som x. Em cada uma dessas páginas, foi feita a separação da frase nas suas palavras e destas nas suas sílabas. Também continua a existir a divisão silábica das palavras.

1. Objetivos da atividade

Através do software Aventuras 2, procurou-se desenvolver as seguintes competências:

  • perceção visual (imagens – palavra – símbolo)
  • perceção auditiva e rítmica (sons das palavras, divisão da palavra associada a batimentos rítmicos, sons dos animais e fonemas, descoberta de palavras com a mesma sonoridade, segmentação de frases em expressões, divisão de expressões em palavras e destas em silabas; leitura e construção de frases a partir de silabas e de expressões)

Pretende-se que este caderno possibilite ao aluno visualizar e ouvir a leitura das palavras e frases, para posteriormente fazer uma leitura global da palavra associada à imagem e da palavra dividida em sílabas.

2.  Destinatários:

Aluno do 2º ano com dislexia, disortografia e com dificuldade em formar palavras a partir de sílabas.

Esta atividade possibilitou trabalhar as competências deste aluno ao nível da linguagem:

  • a linguagem é formada por palavras
  • as palavras são compostas por sílabas
  • as sílabas incluem fonemas
  • e os carateres do alfabeto são a representação gráfica desses fonemas

3. Resultados da experimentação com o aluno:

“Com a apresentação desta atividade temática conseguiu-se que o aluno fizesse uma leitura com expressividade e com uma modelação de voz correta.

Alguns exemplos dos jogos automáticos criados pelo Aventuras 2 com base nos conteúdos do caderno temático.

Alguns exemplos dos jogos automáticos criados pelo Aventuras 2 com base nos conteúdos do caderno temático.

Com os jogos, o aluno trabalhou a leitura e escrita de forma mais lúdica, com empenho e satisfação, contribuindo para aumentar a sua auto-estima, realizando-os sem apoio do professor. Ao jogar o aluno pôde ouvir a leitura das silabas, das palavras e das frases, o que serviu de apoio na escrita das mesmas. Este conseguiu diferenciar as palavras escritas com ch e com x e escrevê-las com correção ortográfica. Desta forma, os jogos interativos permitiram trabalhar também a consciência fonológica.

É de salientar que os jogos interativos constituíram essencialmente um exercício de aprendizagem deste caso de leitura, consolidação de outros e treino da leitura e escrita.”

4. Pré-requisitos de utilização:

Necessita de ter o software Aventuras 2 instalado no seu computador Windows.

No ficheiro / arquivo anexo, encontra 2 links para download de:

  • Caderno para utilizar no Aventuras 2 (ch-x.zip). Depois de fazer download, deve descompactar o ficheiro / arquivo (.zip) e colocá-lo na Pasta Temas. Siga o seguinte caminho para adicionar esse tema à respetiva pasta: Documentos públicos – Imagina – Aventuras 2 – Themes ou Temas.
  • Documento PDF com todas as páginas do caderno e alguns exemplos dos jogos disponíveis com base neste caderno (Caderno Aventuras ch-x.pdf).

5. Créditos:

  • Professoras Glória Sousa e Jacinta Serrano
  • Oficina de formação acreditada pelo CCPFC Exploração de Software Educativo: Aventuras 2 e inVento realizada em parceria com o CRTIC da Feira e o Centro de Formação de Associação de Escolas Terras de Santa Maria durante os meses de fevereiro e abril de 2012, em Santa Maria da Feira (Portugal). Leia a notícia.
  • Grande parte da explicação desta atividade foi retirada do Relatório de reflexão individual escrito pela professora Glória Sousa.

 

Colocado no dia: 5 Agosto 2016 às 15:46


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva