Explorar e aprender os valores de X com o Symbol LAB

Ambiente construído no Symbol LAB para trabalhar os 5 valores de X - nesta imagem, vemos os exemplos para o valor CH

Esta atividade interativa “5 Valores de X” foi construída com o software Symbol LAB para computador. Os conteúdos foram pensados para a língua portuguesa para ajudar os alunos a identificar palavras em que a letra “X” aparece com diferentes valores ou sons.

Os valores de X trabalhados são: CH, SS, Z, IS e CS.

1. Explicação da atividade

Grelha / prancha principal: Este ambiente possui um menu principal que é uma grelha / prancha que está do lado esquerdo do ecrã / tela. Esta grelha possui 5 células para cada um dos valores de X e possui mais 3 células com funções: Imprimir (que vai gerar um documento PDF com o texto escrito e ilustrado com símbolos), Enter (que insere uma nova linha ou parágrafo) e Apagar (que apaga uma palavra de cada vez).

Grelhas / pranchas com os 5 valores de X

  • Esta imagem mostra a edição de uma das células (auxílio) da grelha / prancha para o valor SS.

    Para cada um dos diferentes valores ou sons da letra X (que são CH, SS, Z, IS e CS), foi criada uma grelha / prancha específica. Aí podem ser encontradas palavras que têm esse som e também palavras que são intrusos. Cada palavra surge sempre ilustrada com um símbolo representativo do conceito.

  • Os elementos ou palavras que são intrusos foram escolhidos cuidadosamente tendo em conta palavras que possuem sons que podem ser confundidos com o valor em questão ou cujo símbolo se pode confundir ou é semelhante a outro que está nessa mesma grelha / prancha.
  • Ao passar com o rato / mouse por cima de cada uma das células mesmo sem clicar, pode-se ouvir a palavra a ser lida com o sintetizador de voz inclusive dos elementos intrusos (essa função é ativada em cada célula: “Síntese de voz ao passar com o rato /mouse”, em que o texto a ler é exatamente o texto da célula). Isto ajuda o utilizador / usuário a ouvir cada uma das palavras antes de selecionar a que corresponde ao valor de X apresentado.
  • Ao clicar na célula com o valor de X correto, a palavra e símbolo são enviados para o editor de texto – esta é uma ação que está na própria célula (Enviar o conteúdo da célula para o editor de texto). Depois, ouve-se novamente a palavra a ser lida – esta ação já não faz parte das funções da célula, mas sim das propriedades do editor de texto (foi selecionada a opção “Ler com o sintetizador de voz cada palavra escrita”).
  • Ao clicar nas células dos elementos intrusos (ou das palavras que não têm esse valor de X), ouve-se a expressão “Tenta de novo” e depois o som do instrumento musical fagote. Este som está incluído na biblioteca com mais de 500 sons que faz parte do software.

2. Destinatários

Alunos do 4.º ano de escolaridade com ou sem necessidades educativas especiais.

3. Pré-requisitos de utilização

Ambiente construído no Symbol LAB para trabalhar os 5 valores de X - nesta imagem, vemos os exemplos para o valor CS

Necessita de ter o software Symbol LAB instalado no seu computador.

Para ter acesso à atividade, deverá fazer o download do arquivo anexo, descomprimi-lo e depois fazer importação do ficheiro / arquivo do ambiente diretamente para o Symbol LAB no seu computador.

Para saber como fazer a importação de ambientes, consulte este tutorial Como importar e utilizar atividades já prontas.

Além do ficheiro / arquivo do ambiente, disponibilizamos também um documento PDF com todos os conteúdos da atividade, para que possa explorar e conhecer o que foi feito, mesmo sem ter o software Symbol LAB no seu computador.

4. Créditos

Este ambiente construído no Symbol LAB teve como base dois trabalhos criados por professores no âmbito da sua participação em cursos e oficinas presenciais dinamizadas pelo Centro de Formação Imagina:

  • Maria Teresa Martins e Maria José Carvalho que participaram na oficina de formação ”Dificuldades de Comunicação e Linguagem: Comunicar com Símbolos” realizado em parceria com o SEPLEU (delegação da Guarda) e CRTIC da Guarda, na Guarda, em outubro e novembro de 2013
  • Eliana Nunes e Isabel Lima que participaram no curso de formação presencial “Vox4all – Criar, Comunicar e Aprender com Tablets” realizado em parceria com a APPACDM de Viana do Castelo, em maio e junho de 2016

Os símbolos utilizados nesta atividade pertencem ao Sistema Symbolinc – Sistema de símbolos Imagina para a alfabetização e inclusão.


 

Colocado no dia: 12 Agosto 2016 às 11:40

Tags: , , , , , , , , ,


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva