Explorar os animais através da estimulação sensorial e cognição

Ambiente multidisciplinar sobre os animais com diversas atividades - alguns ecrãs / telas

Este ambiente construído com o software para computador Symbol LAB inclui várias atividades multidisciplinares para trabalhar o tema Animais. Pegando em apenas 4 animais (gato, vaca, foca e pato), trabalha-se a audição, a visão, a leitura, a matemática e o estudo do meio.

1. Explicação da atividade

Existe um menu principal com as atividades que podem ser selecionadas:

  • sons dos animais: ouvir o som e associar ao animal correto
  • sombras dos animais: ver a forma do animal e associá-la ao animal correto
  • animal diferente: de 4 animais, encontrar qual é o diferente
  • número e quantidade: associar a quantidade de animais ao número correto
  • palavras: associar a imagem do animal (sem ouvir qualquer som) à palavra correta

Optámos por incluir sempre o símbolo do animal e a respetiva palavra escrita com letras maiúsculas. Em alguns casos, além disso, ouve-se também a palavra a ser lida, como mais um estímulo à aprendizagem.

Cada atividade possui uma cor específica que ajuda a identificá-la. Essa cor está presente no contorno de cada célula no menu principal e na cor de fundo das células das grelhas / pranchas correspondentes.

Exemplos das atividades multidisciplinares disponíveis neste ambiente sobre os Animais

Ao clicar na atividade no menu principal, é aberta a primeira grelha / prancha dessa atividade. Selecionando a célula errada, ouve-se o som de uma “sirene”. Só selecionando a opção certa é que se consegue passar para a atividade seguinte. Quando se acerta, ouve-se o som de “palmas” a aplaudir o aluno.

Ao chegar ao fim da atividade, são dados os parabéns e regressa-se ao menu principal para escolher outra atividade.

As atividades podem ser realizadas tantas vezes quantas as necessárias para o usuário assimilar as aprendizagens!

2. Destinatários

Este ambiente foi inicialmente pensado para trabalhar com alunos com multideficência.

3. Pré-requisitos de utilização

Necessita de ter o software Symbol LAB instalado no seu computador.

Para ter acesso à atividade, deverá fazer o download do arquivo anexo, descomprimi-lo e depois fazer importação do ficheiro / arquivo do ambiente diretamente para o Symbol LAB no seu computador.

Para saber como fazer a importação de ambientes, consulte este tutorial Como importar e utilizar atividades já prontas.

4. Créditos

Este ambiente construído no Symbol LAB teve como base o trabalho do professor José Júlio Fernandes criado no âmbito da sua participação em 2011 numa oficina de formação dinamizada pelo Centro de Formação Imagina.

Os símbolos utilizados nesta atividade pertencem ao Sistema Symbolinc – Sistema de símbolos Imagina para a alfabetização e inclusão.


 

Colocado no dia: 23 Junho 2016 às 10:04


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva