Imagina – Como criar um projecto que chama outros projectos

Este pequeno exemplo mostra como criar um projecto (menu) que chama uma série de subprojectos, páginas web e ficheiros exe…

Pode descarregar o ficheiro ZIP |Conjunto de ficheiros| e descompactá-lo para uma pasta.

Instruções a ter em conta:

Para abrir um projecto Imagina a partir de outro projecto Imagina:

  • abreprojecto “|projecto1.IMP|
  • abreProjecto [|C:\Programas\Cnoti\Imagina\project\labirinto.IMP| [arranque limparMemória ]]
  • abredocumento ( palavra caminho ficheiro )
  • ( ignora executaprograma ( palavra caminho ficheiro ) )

abreProjecto ficheiro carrega o projecto gravado no ficheiro especificado.
Primeiro, o Imagina apaga tudo da memória (todos os objectos com os seus procedimentos, eventos, etc.; todas as variáveis globais; todas as propriedades, etc.).
Em seguida, abre o projecto gravado no ficheiro especificado (normalmente, um ficheiro IMP). Todos os objectos, procedimentos e variáveis armazenados no ficheiro do projecto são recriados. Se o projecto contiver o procedimento arranque, é automaticamente executado (para que as definições iniciais possam ser efectuadas, os processos possam ser iniciados, etc.).
Tenha em atenção de que o ficheiro inserido pode possuir uma forma mais complexa [ficheiro [opções]], em que opções pode ser uma, as duas ou nenhuma das palavras arranque e limparMemória.
A forma mais completa para o ficheiro é [ficheiro [arranque limparMemória]]. Se não inserir a palavra arranque, o procedimento arranque não é executado automaticamente. Se não colocar a palavra limparMemória, o conteúdo anterior da memória do Imagina não é eliminado e são acrescentados novos objectos aos que já existem (se ocorrer uma colisão de nomes, o Imagina tenta resolver a situação, dando novo nome ao(s) novo(s) objecto(s)).

abreDocumento ficheiro
abreDocumento endereço-Web
(abreDocumento ficheiro N)
Abre o navegador padrão da Internet e apresenta o conteúdo do ficheiro do endereço da web. O tipo do ficheiro é ignorado (compare este comando com o comando seguinte mostraDocumento). Se não conseguir abrir a aplicação ou o documento, ocorre um erro: A segunda entrada opcional N é um número inteiro entre 0 e 4, inclusive, que define o estado inicial da janela do programa:
0 > janela normal > a janela fica activa.
1 > janela minimizada > em forma de ícone. A janela fica activa.
2 > janela maximizada > a janela fica activa.
3 > janela normal > o Imagina permanece activo.
4 > janela minimizada > o Imagina permanece activo.
mostraDocumento ficheiro
mostraDocumento endereço-Web
(mostraDocumento ficheiro N)
A aplicação do Windows registada para o tipo do ficheiro inserido é aberta e apresenta o conteúdo do ficheiro. Pode ser o MS Word para ficheiros DOC, o Paint ou AnimaLogo para ficheiros BMP, etc. Se a entrada para mostraDocumento for um endereço Web, é aberto o navegador padrão da Internet e é mostrado o conteúdo da página.Se não conseguir abrir a aplicação ou o documento, ocorre um erro. O valor e o significado da segunda entrada opcional são os mesmos que para o comando mostraDocumento.

executaPrograma palavra
(executaPrograma palavra N)

Executa outra aplicação Windows ou que não seja do Windows. A operação executaPrograma recebe uma ou duas entradas: a primeira palavra é o nome do programa (com a sua extensão) > se o programa não estiver no caminho aberto, deve ser inserido o caminho completo. A segunda entrada opcional define o estado incial da janela do programa, onde N é um número entre 0 e 4, inclusive:
0 > janela normal > a janela fica activa.
1 >janela minimizada > como um ícone. A janela fica activa.
2 > janela maximizada > a janela fica activa.
3 > janela normal > o Imagina permanece activo.
4 > janela minimizada > o Imagina permanece activo.

A operação devolve um número. Se for inferior a 32, é um erro de código. Valores superiores a 32 correspondem a ponteiros do programa iniciado (e não têm significado para o Imagina). Os códigos de erro são:

0 > O sistema ficou sem memória, o ficheiro executável foi interrompido, ou realocações são inválidas.
2 > O ficheiro não foi encontrado.
3 > O caminho não foi encontrado.`
5 > Foi efectuada uma tentativa de ligação dinâmica a uma tarefa, ou existiu um erro de partilha ou de protecção na rede.
6 > A biblioteca requeria segmentos de informação separados para cada tarefa.
8 > Não existia memória suficiente para iniciar a aplicação.
10 > A versão do Windows estava incorrecta.
11 > O ficheiro executável era inválido. Não era uma aplicação Windows ou ocorreu um erro com a imagem .EXE.
12 > A aplicação foi desenhada para um sistema operativo diferente.
13 > A aplicação foi desenhada para o MS-DOS 4.0.
14 > O tipo do ficheiro executável era desconhecido.
15 > Foi efectuada uma tentativa de carregar uma aplicação em modo real (desenvolvida para uma versão anterior do Windows).
16 > Foi efectuada uma tentativa para carregar a segunda instância de um ficheiro executável, que continha múltiplos segmentos de informação que não estavam marcados como apenas de leitura.
19 > Foi efectuada uma tentativa para carregar um ficheiro executável compactado. O ficheiro deve ser descompactado, antes de ser carregado.
20 > O ficheiro dynamic-link library (DLL) não era válido. Uma das DLLs requerida para executar esta aplicação foi interrompida.
21 > A aplicação requeria extensões de 32 bits.

Tenha em atenção de que algumas aplicações alteram o estado incial da sua janela, se tal for especificado pela operação executaPrograma. Portanto, pode parecer que esta opção não está a trabalhar correctamente.

( ignora executaPrograma “calc.exe ) ; inicia a calculadora
( apresenta executaPrograma “command.com ) ; inicia MS-DOS
( ignora executaPrograma “|”C:\Programas\Acessórios\MSPaint.exe” “D:\Pictures\Clown.BMP”|

O exemplo indicado ilustra que, quando se pretendem utilizar nomes compridos para os ficheiros ou programas, o Windows recomenda que os inclua entre aspas.




Colocado no dia: 1 Agosto 2007 às 13:22


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva