JÁ ESTÁ > avaliação de uma ferramenta educativa

Inês Cardoso, Teresa Pessoa J. Mendes, Carlos Barreira, Secundino Correia
Universidade de Coimbra
ines@cnotinfor.pt, tpesso@netcabo.pt, carlos.barreira.2@netvisão.pt, secundino@cnotinfor.pt

Resumo
O Já Está é um software desenvolvido pela CNOTINFOR (Coimbra) em parceria com a LOGOTRON
(Londres) durante os últimos três anos. É uma ferramenta que crianças entre os 4 e os 8 anos poderão
utilizar em contexto de ensino formal. Durante cinco meses (entre Janeiro e Maio de 2003) realizámos
(CNOTINFOR e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra)
observações regulares em duas escolas do 1º Ciclo do distrito de Coimbra e num Jardim-de-Infância
do distrito de Leiria. As observações incidiram sobre a utilização que as crianças fizeram desta
ferramenta em contextos diversos como será documentado e comentado. Não se pretende avaliar
apenas tecnicamente o software mas também as suas potencialidades pedagógicas. Os objectivos
principais do estudo consistem em, por um lado, melhorar este ambiente de aprendizagem tendo em
conta as necessidades do ensino formal em Portugal e, por outro lado, compreender e rentabilizar esta
ferramenta no desenvolvimento global da criança. Pretendemos que o software possa responder a
necessidades pedagógicas de crianças e de professores/educadores de infância portugueses. Trata-se
de um estudo importante e inovador em Portugal na medida em que considera essencialmente as
vozes dos utilizadores finais (as crianças) relativamente aos programas que utilizam, mas que
gostaríamos fosse o primeiro de muitos outros que poderão vir no futuro.


 

Colocado no dia: 24 Julho 2003 às 10:29

Tags: , ,


Comentários


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva