Livrinho do Natal

historia de natal2O Natal tem-se transformado numa época de consumismo, os sinais natalícios pouco têm a ver com a nossa cultura e inclusive com o verdadeiro significado desta época. Abundam os Pais Natais em múltiplas formas, as renas, trenós, bonecos de neve, luzes, árvores de Natal, presentes… É preciso comprar, gastar o subsídio de Natal, oferecer prendas… é esse o apelo constante nas catedrais do consumismo.

O presente deixou de ter o significado de “presença”, como um símbolo, uma lembrança, para se transformar numa prenda. Prenda essa que, em muitos casos, só tem valor se, efectivamente, for de elevado preço… De facto, os presentes libertam, as prendas, aprisionam.

Recuando alguns anos, não são necessários muitos, o centro desse acontecimento era o Menino Jesus. Este aparecia no meio dos pais, numa gruta ou cabana, encimada por uma estrela. A Estrela de Natal que conduziu os três reis magos até à gruta de Belém.

A professora Teresa Moreira certamente que tem bem presente o verdadeiro sentido do Natal, pois o Livrinho de Natala caminho de belem que nos enviou como sugestão para esta quadra é a imagem dessa realidade.

Descarregue o livrinho e aproveite as sugestões enviadas pela professora Teresa.

Além dessas sugestões acrescentamos outras, como por exemplo:

Caso não possua um desses softwares pode, então pedir aos seus alunos façam uma banda desenhada utilizando o Modelo com este mesmo nome no software Já está e depois fazer uma impressão do mesmo.
Votos de um Bom Natal! Envie-nos trabalhos dos seus alunos ou outras sugestões de trabalhos desenvolvidos com o software Imagina.
  • Caso não possuam um desses softwares podem fazer uma banda desenhada utilizando o Modelo com este mesmo nome no software Já está e depois fazer uma impressão do mesmo.

Votos de um Bom Natal! Envie-nos trabalhos dos seus alunos ou outras sugestões de trabalhos desenvolvidos com o software Imagina.


 

Colocado no dia: 16 Dezembro 2009 às 13:44

Tags: , ,


Comentários


Um Comentário em “Livrinho do Natal”


  1. herminia duarte diz:

    o livro de natal está muito interessante e simples. Obrigada.


Deixe um Comentário

É necessário estar registado para escrever um comentário.

Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva