Organização de um percurso turístico

Organização de um percurso turístico

No enquadramento do programa “Pesquisar sobre o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações…): — recorrer a fontes orais e documentais para a reconstituição do passado da instituição.” Objectivos integrados no BLOCO 2 > O PASSADO DO MEIO LOCAL para uma turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Antes da aula:

Elaborar um pequeno guião da actividade onde constem as tarefas e as perguntas a que as crianças terão de responder. Por exemplo:

  • Para orientares a tua reportagem sobre a cidade de Coimbra procura a resposta destas questões ou de outras que te pareçam importantes:
  • Que outros nomes teve a cidade de Coimbra?
  • Que povos ocuparam esta cidade?
  • Quem a conquistou aos Mouros?
  • O que é um foral?
  • Quem concedeu o primeiro foral à cidade de Coimbra?
  • Em que ano é que o primeiro foral foi concedido?
  • Coimbra é uma cidade muito antiga e muito rica em monumentos. Escolhe três monumentos que consideres os mais importantes. Vamos descobrir um pouco da história desses monumentos, para cada um deles, procura saber:
    • Quando foi construído?
    • Quem o mandou construir?
    • Qual foi o arquitecto ou artista que esteve ligado a este monumento?
    • Onde fica situado?
    • Quais as suas características/lendas mais importantes?
  • Com as informações que recolheste, elabora um percurso turístico, indicando os melhores locais a visitar.

    Na aula:

    • Entregar o guião da actividade a cada grupo;
    • Estabelecer um tempo limite para o término da actividade;
    • Depois de deixar que as crianças explorem livremente o software “À Descoberta de Coimbra”, propor o seguinte desafio:

    Imagina que és um repórter de uma agência de viagens e que gostavas de organizar uma visita turística pelo concelho de Coimbra .
    Não te esqueças de assumir esse papel como um verdadeiro profissional!
    Para que consigas bons resultados, começa por discutir em grupo sobre qual será o melhor “slogan” da tua agência.

    Papel do professor durante a executação da tarefa:

    • Circular pelos grupos, de modo a certificar-se de que não têm dificuldades em seguir o guião;
    • Deixar as crianças trabalharem à vontade;
    • À medida que as crianças vão terminando, pedir ajuda para, ordenadamente, começarem a mudar a disposição da sala (de modo a que todas as crianças tenham visibilidade para o local onde se vão apresentar os trabalhos de grupo).
    • Terminada a tarefa, um grupo de cada vez dirigir-se-á para o local combinado e apresentará o seu trabalho à turma.
    • Expor, no hall de entrada da escola ou noutro espaço comum, o trabalho elaborado pela turma;

  •  

    Colocado no dia: 12 Abril 2006 às 11:06

    Tags:


    Comentários


    Deixe um Comentário

    É necessário estar registado para escrever um comentário.

    Caso ainda não se tenha registado poderá registar-se em: http://www.cnotinfor.pt/registo


    Subscrever via RSS





  • Comunidade Imagina



  • Criar conta gratuitamente
    Esqueceu a sua password?
    • Print
    • email
    • Twitter
    • Facebook
    • Google Bookmarks
    • del.icio.us
    • LinkedIn
    • RSS



    Áreas

    acessibilidade alfabetização aprendizagem aprendizagem do inglês artigos aventuras Aventuras 2 cidadania ciências comunicar com símbolos comunicação comunicação alternativa educação especial formação geografia história histórias inclusão inVento investigação Já Está já está 2 Laboratórios Virtuais leitura linguagem língua portuguesa línguas estrangeiras mapa de ideias matemática música necessidades especiais NXT pesquisa poesia pt-BR pt-PT quadros interativos robot roamer Robótica sopa decimal soundbeam symbolinc symbol lab símbolos tecnologia assistiva