Os valores fónicos de “X”

1. Explicação da atividade

Valores de x

Valores de x

O ambiente “Valores de X” permite ajudar a identificar palavras em que o “X” aparece com os diferentes valores.

Este ambiente possui um menu principal a partir do qual se vai para a grelha correspondente ao valor do X.

As grelhas secundárias, correspondentes a cada um dos casos, possui uma série de imagens ou símbolos de objetos, cujas palavras se escrevem com um X.
O objetivo é identificar os objetos que correspondem a cada caso específico.

A grelha do menu é formada por duas colunas e quatro linhas: procedeu-se à união das duas células da primeira linha para identificar o tema “Os valores de “x”; a segunda e terceira linhas contêm duas células relativas aos valores fónicos “x” e “s”, “z” e “cs” respetivamente.

A última linha é composta por duas células que insere o valor “is” e a função “imprimir”.

Cada célula tem anexada uma questão ajustada ao valor do grafema em estudo que surge somente no modo de envio:

  • Onde escrevo “x” e leio x?
  • Onde escrevo “x” e leio s?
  • Onde escrevo “x” e leio cs?
  • Onde escrevo x e leio z?
  • Onde escrevo “x” e leio is?

Na parte inferior do ambiente foram criados cinco contentores com objetos cujas palavras foram cuidadosamente escolhidas com os diferentes valores de “X”. A cada uma delas foi associado o texto correspondente cujo conteúdo aparece somente quando se utiliza o modo de envio.

Foram inseridos também alguns intrusos. Ao selecionar o objeto não é enviada a palavra e ouve-se um som desagradável. Também foram inseridos três botões para as funções “Apagar”, “Enter e “Seguinte”.

Esta última substituída pela função “Terminar” na quinta grelha.

2. Destinatários

  • Alunos com necessidades educativas especiais que frequentam o 4.º ano de escolaridade.

3. Objetivos 

  • Desenvolver a consciência fonológica e o ensino sistemático da decifração;
  • Identificar os sons da palavra e estabelecer as correspondências som/letra; letra/som;
  • Discriminar os valores fónicos do grafema “x” a partir de símbolos e imagens;
  • Ler palavras com o grafema em estudo.

4. Pré-requisitos

  • Necessita de ter o software “Comunicar com símbolos” instalado no seu computador

5. Créditos

  • Maria Teresa Pena Carvalho Martins e Maria José Pena Carvalho
  • Oficina de Formação ”Dificuldades de Comunicação e Linguagem: Comunicar com Símbolos” realizado em parceria com o Sepleu (delegação da Guarda) e CRTIC da Guarda, na Guarda de 06 de outubro e novembro de 2013.

 

Colocado no dia: 18 Março 2013 às 12:40

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